Experiência Profissional

2009-Actual Parque Escolar / Ministerio da Educação Portugal, Lisboa

Como Coordenador Departamento Organização e Gestão da Informação(de Mar 2009 a Actual)


• Gestão de equipa composta por 3 colaboradores em reporte directo. Gestão Projectos Tecnologicos.


2000-2009 GE Money / GE Consumer Finance / GE Capital Woodchester Portugal, Oeiras, Lisboa

Como Gestor de Internal Sales & Sales Support - Internal Sales Manager (de Mar 2008 a Jan 2009)


• Criação da equipa de Sales Support, transversal a todos os produtos e orientada aos canais de negócio da empresa, com o objectivo de dar suporte à força de vendas e agilizar os processos de formalização e contratação. Definição de processos. Customização e implementação de ferramentas de Gestão.

• Gestão de equipa composta por 14 colaboradores em reporte directo.

Como Director de Serviço a Clientes - Customer Service Manager (de Set 2006 a Nov 2008)

• Gestão das Equipas “Documentação, Arquivo e Digitalização”, “Gestão de Contratos”, “Call Centre Inbound” e “Atendimento Balcões (LX e PT)”, num total de aprox. 40 colaboradores, suportando todos os produtos da empresa. Redefinição de processos. Customização e implementação de ferramentas de Gestão Documental e Workflow de Processos com objectivo de maximizar recursos e niveis de serviço.

• Gestão e Liderança da iniciativa de “S2S – Service to Sales”, i.e. cross sell de produtos aos clientes da empresa.

Como Insurance Product Manager / Project Manager / SixSigma GreenBelt (de Mar 2004 a Set 2006)

• Insurance New Products & Channels and Project Manager - Desenvolvimento e Gestão de novos produtos de seguros.

Como IT Project Manager / Business System Analyst / 6-Sigma GreenBelt (de Abr 2000 a Mar 2004)

• Project Manager – Implementação do modulo de gestão de apólices de seguros para a aplicação Credix - arquitectura Risk - sistema Unix - BD Informix.

• Project Manager – Implementação do sistema de suporte à Gestão do produto de Credito Consolidado. Aplicação Lease - arquitectura Risk - sistema Unix - BD Informix.

• Project Leader – Implementação de um sistema de Power Dialer (DaVOX-Concerto) para suporte à actividade da equipa de Collections Outbound (call center) – SUN / NT, BD Oracle - (Projecto de Certificação em Green Belt / 6 Sigma.)

• Intranet Leader - Coordenação do projecto de criação do Workplace local. Definição de Quickplaces locais (intranet) e iniciativas de incentivo à Digitilização de processos a nível local.

• Corporate e-business Team Member - Iniciativas e-Business Corporate. Criação do Portuguese e-Business Council. Definição e clarificação da estratégia e-Business para as empresas do grupo em Portugal.

• e-Business Project Manager - Gestão, Customização e Implementação do Projecto PanEuropeu de uma solução B2B. Responsável pela Manutenção e Gestão do Projecto do site oficial da Empresa. Negociação de acordos de colaboração e-Commerce.

• Project Manager - Gestão do Projecto de Adaptação ao Euro da documentação da aplicação Lease - arquitectura Risk - sistema Unix - BD Informix.

1996–1999 Banco Mello, S.A. Lisboa

Técnico Superior de Informática / Analista de Sistemas


• Customização e Implementação da Plataforma Bancária Hogan. Membro da equipa de Empréstimos. Responsável pela gestão de versões de software. Trabalho de Análise e Desenho Funcional sobre a arquitectura Cobol/JCL/VSAM. Ambiente Mainframe IBM 9000.

1993–1996 Eurociber Portugal, S.A. Lisboa

Consultor Analista Programador


• Customização, Implementação e Suporte ao subsistema de Gestão de Cartões sobre arquitectura Altamira. Cobol/JCL/DB2/CICS. Ambiente Mainframe IBM 9000.

• Implementação do sistema de promoção e incentivo à utilização de um Cartão de Crédito.

• Suporte e Manutenção ao subsistema de Clientes sobre arquitectura Altamira. Cobol/JCL/DB2/CICS. Ambiente Mainframe IBM 9000.

1992–1993 Andersen Consulting Lisboa

Consultor Junior


• Dimensionamento e implementação de uma rede local para a unidade fabril da COFAP como complemento a uma instalação de MAC-PAC em IBM AS/400.

• Desenvolvimento e customização do subsistema de Clientes da plataforma Altamira, Cobol/JCL/DB2/CICS, ambiente Mainframe IBM 9000, para o BNU.